segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Relação entre Apple e os filmes de Hollywood

Planeta do Macacos: A Origem
Velozes e Furiosos 5
Já se perguntou porque a Apple apareçe frequentemente em Hollywood? E a fortuna que  a marca de Steve Jobs gasta para expor seus produtos na tela do cinema Americano? É certo que nos últimos 10 anos a marca esteve presente em um terço de filmes topos de bilheteria, tais como: " Velozes e Furiosos 5"," Planeta dos Macacos: A Origem", " Transformers:O Lado Oculto da Lua"; isso, para mencionar apenas alguns dos mais recentes exemplos em que a maçã marca sua presença, enchendo os olhos dos telespctadores.
Somente entre  2001 a 2011 a Apple esteve presente em mais de um terço dos filmes campeões de bilheterias, segundo dados da empresa de marketing Brandchannel, o que no ano de 2012 passou a alcançar já 50% .
 No entanto, ao contrário do que você  imagina, esse vínculo entre Hollywood e Apple não é mantido através de contratos milhonários de publicidade, mas sim, através de um sistema de distribuição eficaz que os Macs e os iPhone oferecem às filmagens, além do fato de que "muitos cineastas também são admiradores desses produtos", disse Sauer.
Assim, os Macs tornaram-se adereços das estrelas do cinema, estando constantemente exposto na grande tela; o que de acordo com Sauer, o segredo é que a Apple conseguiu fazer com que seus dispositivos sejam elementos capazes de definir "um estilo de vida", alimentados pela expectativa que geram a cada lançamento. "Isso que transforma a marca em um objeto atraente para o cinema", definiu.
 Assim, os Macs se transformaram nos computadores típicos dos personagens dos filmes.
Só em 'Missão Impossível 4', a Apple ficou exposta mais de cinco minutos na tela, uma publicidade que teria custado um investimento de US$ 23,5 milhões à empresa Californiana, segundo a empresa Front Row Marketing Services.
Sendo que, até agora em termos de tecnologias "nenhuma companhia teve o alcance da Apple na hora de expor seus produtos na tela", declarou à Agência Efe o analista Abram Sauer, da Brandchannel, instituição que há uma década criou os 'Brandcameo Product Placement Awards', prêmios que a Apple passou a dominar nos últimos anos.
 Portanto, da próxima vez que visualizar a maçã de Steve Jobs nas mãos de uma estrela de Hollywood pressuponha que sua presença é mais comum do que os finais felizes dos filmes.



                                                                                                                                                                                        Fonte: Revista Exame por Fernando Mexía