terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Garimpo de Serra Pelada


Serra Pelada foi considerado o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo. O Garimpo de Serra Pelada situado no Brasil, marcou história num período em que o país atravessava severa crise econômica, algo parecido ou bem pior com o que a Europa e América estão enfrentando atualmente.
A crise no Brasil ocorreu na década de 80 e levou milhares trabalhadores comuns e intelectuais a emigrar, seja dentro do próprio país para cidades mais desenvolvidas, seja para o exterior em busca de emprego para sustentar a família ou estabilidade financeira.
Um período de caos, em que o ouro surge como esperança e resolução de problemas e que está bem retratado no Serra Pelada filme.

                                               Lideranças Políticas

Como em todo momento histórico, os políticos não perderam a oportunidade para entrar em cena. Nesse caso, lideranças promoveram-se criando cidades ao redor do garimpo de Serra Pelada, houve negociações com o FMI (Fundo Monetário Internacional), estabeleceu governos, mineradoras tomaram posse de terras, foram extraídas fortunas em ouro, homens entre analfabetos e intelectuais ficaram ricos do dia para noite.

                                                   A Serra Pelada




Em todo esse contexto histórico e por eu ter nascido na região vizinha onde aconteceu os fatos reais e posteriormente a ficção do filme Serra Pelada, resolvi debruçar nos fatos e fazer um viagem fantástica e pesquisar no âmbito acadêmico os acontecimentos de Serra Pelada, seu auge e declínio e em detalhes, com uma visão crítica e baseada em Análise do Discurso.

Um retorno no momento histórico conturbado da economia brasileira em que apareceu uma luz no fim do túnel: Ouro em Serra Pelada. O resultado foi esse e-book Análise do Discurso das Lideranças Garimpeiras de Serra Pelada.
Um livro que tenho o prazer em partilhar as pesquisas de campo e a história dos homens que fizeram de Serra Pelada o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Acredito que seu contributo será relevante para o estudo da Análise do Discurso como um todo, em especial no que diz respeito ao contexto político brasileiro.


                           


                                                Serra Pelada

Nenhum comentário:

Postar um comentário