quarta-feira, 16 de outubro de 2013

As 3 Crises da Globalização

Para surpresa de muitos, há 30 anos atrás Portugal e Noruega partilharam algo em comum: o nível de desenvolvimento e atraso em relação aos outros países europeus. O tempo passou, a globalização chegou e o desenvolvimento, interação e fluxo migratórios tiveram seu papel na mudança que presenciamos hoje.
Para entendermos um pouco sobre o papel da globalização e as mudanças decorrentes, nada melhor do que o antropólogo da universidade de Oslo, Noruega, Thomas Hylland Eriksen, para abordar em detalhes o que considera as 3 crises da globalização.

                                               Globalização 



O advento da internet trouxe muitas mudanças que presenciamos atualmente, no entanto, quando surgiu,  era usada apenas por alguns acadêmicos, hipers e serviços secretos nos Estados Unidos. Na década de 90, começou a difundir-se e no ano de 1991 ainda era privilégio de poucos.
Os telefones móveis já existiam nos anos 80 e pesavam cerca de 1,5 km, eram gigantescos e para poucos endinheirados, mas, no inicio dos anos 90 começaram a popularizar-se.
Nesse período muitas coisas ocorreram ao mesmo tempo, entre tecnologia, revoluções e questões políticas e de liberdade dos povos tornaram-se latentes e aconteciam em ritmo acelerado.
No final de 91 foi assinado um tratado europeu que defendia a liberdade, uma época de muito otimismo. Em janeiro de 91, pode-se dizer que começou uma nova era ou seja a era moderna.

As 3 crises da Globalização

A globalização tornou-se um termo comum no inicio dos anos 90 e nesse meio a temática identidade cultural começa a difundir-se também.
Nesse sentido, foi um período de intensas mudanças e debates como:
-Transição de uma época, surgimento da nova era.
-Levantava-se questões a respeito do sobre aquecimento, para descrever a situação mundial.
Nesse sentido, o mundo passa a ser apanhado numa velocidade frenética que ninguém tem tempo para refletir, pois, andam acelerados e com demasiadas atividade ao mesmo tempo.
Pela primeira vez na historia da humanidade debate-se o dialogo global,  para onde vamos e onde estamos. Essas questões passam a ser discutidas globalmente e tornam-se contagiosas. Um período maracado por mudanças aceleradas em muitas áreas.


                  Os 3 Principais Motivos da Crise Global


                    

Para entendermos mais detalhes, veremos os principais motivos que levam as 3 crises da globalização, segundo Thomas Hylland Eriksen:
- As finanças do mundo, pois, as crises são decorrentes devido a volatilidade dos mercados financeiros. As crises financeiras fazem parte do mundo devido a complexidade de fazer previsões exatas e precisas dos mercados.
-A crise diz respeito a cultura de identidade, pois, cada vez estamos em contatos com outros e isso pode gerar fricções, há uma vulnerabilidade.

-A crise diz respeito ao clima e ambiente, pois, temos o sobre aquecimento , a temperatura do planeta está elevada e ninguém sabe como lidar com o aquecimento mundial. 
Agora cabe-nos questionar a relação entre todas essas crises, a forma em que estão ligadas de forma paradoxalmente.

O certo é que temos uma cultura consumista e ética de trabalho puritana, ou seja trabalhe até a morte para o consumo.
É importante ressaltar que do ponto de vista antropológico  e econômico, crescimento e sustentabilidade não podem ocorrer  em simultâneo e sem prejuízos.
Portanto, uma análise minuciosa e reflexão sobre nós e o caminho que o mundo está  tomando poderá ser de contributo para fazermos os devidos ajustes e mudanças na nossa maneira de ser e estar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário