segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nova Marca do Brasil: Empreendedorismo

                                
 
A palavra de ordem no Brasil é empreendedorismo, nunca antes ouviu-se falar tanto em criar e investir no seu próprio negócio.
Está em alta criar seu próprio negócio e os casos de sucesso no país tornou-se algo comum. Cada vez mais busca-se Apoio ao Empreendedorismo no intuito de criar ou impulsionar novos negócios.
 O crescimento na economia, o momento favorável, o poder aquisitivo da população e até mesmo a estabilidade que o setor privado não garante ao trabalhador, acaba por estimular uma cultura mais autônoma, e consequentemente, investir em seu próprio negócio passa a ser uma alternativa mais segura e fiável.
A partir de 2007, o governo brasileiro criou uma nova lei que favorece a criação da Pequena e Micro Empresa, após um ano, em 2008, reconhece a necessidade de criar uma nova lei voltada para o Micro Empreendedor Individual, o que acaba por impulsionar a criação de mais negócios pelo país inteiro, na grande maioria dos casos empresas que apostam em serviços e comércio.

Perfil do Empreendedor brasileiro
O brasileiro tem o perfil empreendedor e a atual conjuntura econômica favorece o ambiente do surgimento de novos negócios. Outro fator relevante para elevada taxa do surgimento de novos negócios refere-se ao poder de compra da classe emergente, a chamada classe C, a sua ascensão, maior poder de compra e anseio para consumir o que antes não podia, acaba por estimular à criação de novos negócios, visto que há uma procura exponencial por produtos e serviços.
No entanto, o empreendedorismo brasileiro deve-se mais à questão cultural do que incentivos do governo.
Em termos estatísticos, as mulheres representavam mais de 50% em 2010, segundo relatório GEM (Global Entrepreneurschip Monitor), enquanto que, em termos de renda, a classe com maior poder financeiro dispara na frente, cerca de 16% se comparado com os 6,1% que criam seu próprio negócio por necessidade, também cerca de 13,1% em cada 100 brasileiros são empreendedores, o que revela alto nível de atividade no país.
Também a legislação brasileira no que diz respeito ao serviço privado não garante segurança e estabilidade, o que faz com que muitos busquem investir em seu próprio negócio como uma alternativa.
Todos esses são fatores que impulsionam o Brasil Empreendedor que conhecemos.

Crescimento na Criação de Novos Negócios
Pesquisas apontam o Brasil como país do empreendedorismo, ficando atrás da China, o que coloca os países emergentes como destaque no que diz à criação de novos negócios.
 O surgimento de novas oportunidades, desenvolvimento, novas ideias e criação de startups, faz com que empreender passe a ser a palavra de ordem, e consequentemente, impulsione economias como as mencionadas.
Outro fator de grande contributo é o estimulo a educação e acesso às universidades, o que faz com que os jovens busquem melhores oportunidades, ascensão e independência financeira.
Popularizado e promissor, o Brasil torna-se um campo aberto à criação e desenvolvimentos de novos negócios e cada ano vêm atraindo cada vez mais jovens, mulheres, universitários e adultos.

Conheça 6 Apoios aos Empreendedores
Com o crescimento surge a necessidade de implementar novas medidas que impulsionem a criação de novos negócios, até mesmo porque, segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) a taxa de desemprego no Brasil ficou em 6% em 2013, o que se deve fundamentalmente à criação de pequenas e micro empresas.
Com isso, cada vez mais procura-se Apoio ao Empreendedorismo.

Vejamos aqui algumas iniciativas que apoiam o aprendizado, criação e manutenção do próprio negócio:

 1.      SEBRAE: procurado em grande parte pela formação e acompanhamento por quem pretende iniciar seu pequeno negócio.
2.      SESI: ensina novas competências que podem ser utilizadas na criação do próprio negócio, está direcionados principalmente para os jovens a parti dos 14 anos, mas também aos adultos.
3.      Empreendedor Individual: é para todo que teve como receita bruta em seu negócio no ano anterior até R$ 60.000,00 e que esteja enquadrado no sistema simples nacional, além de que, usufrui muitas vantagens do programa, enquanto empreendedor individual.
4.      Santander Empreendedor: essa iniciativa é do próprio Banco no intuito de apoiar os empreendedores brasileiros.
5.      Anjos do Brasil: apoia à criação de negócios inovadores, ligados a diversos setores como a educação e tecnologia. Especificamente voltado para startups.
6.      Women Entrepreneurship Banking (WEB): uma iniciativa do banco Itaú e BID

 (Banco Interamericano de Desenvolvimento) especificamente para apoiar a mulher brasileira empreendedora.


Esses são apenas alguns dos apoios dentre os inúmeros que há no país, os quais incluem: incubadoras, universidades, Ongs, Instituições e igrejas que aderiram ao momento histórico que o Brasil atravessa, a criação de novos negócios, impulsionadores da economia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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