Antes de tudo, as marcas servem para informa, entreter e simplificar a escolha. As empresas que possuem marcas sólidas no mercado, criam laços de lealdade e fidelidade, tanto para os clientes como para os colaboradores, e mostram seus valores ao mercado.
Na realidade uma marca quando reconhecida serve como salvaguarda para a empresa tanto nos bons, quanto maus momentos. Além de que a marca quando sólida e reconhecida cria barreiras para entrada de novos concorrentes.
O valor de uma marca é uma parcela significativa para o valor de uma empresa,sendo que a mesma pode beneficiar de maiores margens de lucros,visto que, o próprio cliente encara a marca como valor emocional, simbolizando, portanto,reconhecimento,garantia de origem, aspiração e ética.
Do ponto de vista legal o uso de marca e o registro da mesma é facultativo,no entanto, é importante ressaltar que a criação e projeção de uma marca gera dinâmica no mercado, distinção e reconhecimento.
No mercado cada vez mais concorrido faz-se necessário criar e registrar sua marca,pois,a grande vantagem nesse processo está em exercer direito exclusivo, o que impedirá que outros registrem ou usem marca igual ou semelhante a sua.
Ter uma marca protegida dentro dos tramites legais implica:
- Registro
- Direito Exclusivo
- Eficiência no mercado
- Rentabilidade
- Nominativo
- Figurativos
- Tridimencionais(marcas)
- Sons(marcas)
- Cores(marcas)
- Frase Publicitárias(marcas,slogans)
- Representação gráfica
- Novidade(não registada)
- Distintividade( não exclusivamente genérico,não usual)
- Verdade(não enganoso)
- Distinção
Fonte:BrandFinance Ibéria , Ana Ferreira
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